CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA
Emília Ferreiro - http://www.youtube.com/watch?v=B0cyJgzkB6w
http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/45447/o-que-e-consciencia-fonologica
http://cfonologica.blogspot.com.br/
•É um conjunto de
habilidades que nos permitem refletir sobre as partes sonoras das palavras (produto do
trabalho com a rima, aliteração, etc...).
•Consciência de que a
fala pode ser segmentada e que os segmentos (palavras, sílabas, fonemas) podem
ser manipulados.
Papel do professor:
• ser
um mediador da aprendizagem;
•
Promover boas situações didáticas;
•
Ajudar a criança a atribuir significado nas marcas no papel;
Envolver a exploração dos sons das palavras
As relações entre a Consciência Fonológica e o Aprendizado da
Escrita Alfabética ( Morais, 2012)
•
Analisar, separar e contar a quantidade de sílabas orais das palavras.
•Comparar
palavras quanto ao tamanho.
•Identificar
e produzir palavras começadas com a mesma sílaba.
•Ser
capaz de identificar palavras que compartilham o mesmo fonema.
•Ser
capaz de identificar ou produzir palavras que rimam.
•Capacidade
de refletir sobre os sons da fala e identificar seus correspondentes gráficos.
PROPRIEDADES DO SEA QUE O APRENDIZ PRECISA RECONSTRUIR PARA SE TORNAR ALFABETIZADO - DECÁLOGO (Morais, 2012)
1.Escreve-se
com letras, que não podem ser inventadas, que têm um repertório finito e que
são diferentes de números e de outros símbolos.
2.
As letras têm formatos fixos e pequenas variações produzem mudanças na
identidade das mesmas (p, q, b, d), embora uma letra assuma formatos variados
(P, p, P,
p).
3.
A ordem das letras no interior da palavra não pode ser mudada.
4.
Uma letra pode se repetir no interior de uma palavra e em diferentes palavras,
ao mesmo tempo em que distintas palavras compartilham as mesmas letras.
5.
Nem todas as letras podem ocupar certas posições no interior das palavras e nem
todas as letras podem vir juntas de quaisquer outras.
6.
As letras notam ou substituem a pauta sonora das palavras que pronunciamos e
nunca levam em conta as características físicas ou funcionais dos referentes
que substituem.
7.
As letras notam segmentos sonoros menores que as sílabas orais que
pronunciamos.
8.
As letras têm valores sonoros fixos, apesar de muitas terem mais de um valor
sonoro e certos sons poderem ser notados com mais de uma letra.
9.
Além de letras, na escrita de palavras, usam-se, também, algumas marcas
(acentos) que podem modificar a tonicidade ou o som das letras ou sílabas onde
aparecem.
10.
As sílabas podem variar quanto às combinações entre consoantes e vogais (CV,
CCV, CVV, CVC, V, VC, VCC, CCVCC...), mas a estrutura predominante no português
é a sílaba CV (consoante – vogal), e todas as sílabas do português contêm, ao
menos, uma vogal.
O QUE É O LETRAMENTO?
Segundo
Kleiman,
trata-se de “um conjunto de práticas
sociais que usam a escrita, enquanto sistema simbólico e enquanto tecnologia,
em contextos específicos, para objetivos específicos (1995, p. 19)”.
Nessa perspectiva, a
escrita é sempre tomada a partir de seus usos sociais, a partir das situações
em que ela está presente na vida das pessoas. Não é possível problematizar a
escrita sem ter em vista suas funções sociais e seu contexto imediato de uso.
Organizar a rotina de LP em quatro eixos :
LEITURA - PRODUÇÃO DE
TEXTOS – ORALIDADE - AL (Análise Linguística)
L - PT - O Gêneros do Discurso
Análise
Linguística
SEA
Discursividade - quem produz, por que,
para que, para quem)
Textualidade - materialização do
discurso: gêneros do discurso (texto oral ou escrito)
Normatividade língua padrão,
regularidades e irregularidades da língua
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