Começamos o encontro com apresentação dos portfólios das professoras:
- Silvia
- Juliana
- Isnary
- Márcia
o que é um portfólio?
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PORTFÓLIO ACADÊMICO
É um instrumento
pedagógico de identificação da qualidade do ensino-aprendizagem mediante a
avaliação do desempenho do aluno e do professor. Caracteriza-se por uma
Lista de Trabalhos de um estudante onde apresenta registros em ordem
cronológica, relativos aos construtos de aprendizagem estabelecidos, visando
estabelecer uma reflexão crítica sobre o processo acadêmico em busca da
melhoria das competências, atitudes e conhecimentos que irão estabelecer sua
valoração acadêmica. O Portifólio Acadêmico é então a coleção de todos os
títulos educacionais de um indivíduo podendo ser considerados os cursos de
longa, média e curta duração, textos, artigos, citações, trabalhos
profissionais, ou seja, toda a história da vida acadêmica e profissional.
ORIGEM DA PALAVRA PORTFÓLIO
O termo Portfólio
tem origem anglo-saxônica e designa o conjunto de títulos e ações de um
investigador, individual ou institucional, ou ainda, documento formal que
apresenta as experiências de aprendizagem, sendo utilizado para solicitar
reconhecimento acadêmico da aprendizagem experimental.
FUNÇÃO DO PORTFÓLIO
É uma é uma
estratégia, é um diário de aprendizagem onde registramos, constantemente, a
partir da pesquisa, uma seleção de amostras do nosso trabalho, nossas dúvidas e
nossas conquistas. Ele nos leva à descoberta do mundo do conhecimento
propiciando ajuda ao estudante, para o desenvolvimento da habilidade de avaliar
seu próprio trabalho e desempenho, podendo estabelecer uma estreita relação com
a trajetória do seu desenvolvimento profissional, além de oportunizar a
documentação e os registros e, de forma sistêmica e reflexiva, de sua evolução.
Ainda permite ao estudante, uma análise comparativa quando aprecia portfólios
de outros estudantes, companheiros ou não, de jornada acadêmica. Através
do Portifólio, o professor instaura diálogo com cada aluno de forma
individualizada, pois cada estudante deve estar sempre com seus registros
acadêmicos e complementares atualizados, como forma de validar a aprendizagem
de conhecimentos.
OBJETIVOS DO
PORTFÓLIO ACADÊMICO
• Aprender a aprender;
• Conhecer o aprender;
• Aprender a aprender, fazendo;
• Levantar hipóteses buscando alternativas e soluções possíveis para as questões do mundo, aparentemente, desconhecido;
• Levar o aluno ao universo da pesquisa;
• Desenvolver o gosto pela leitura;
• Propiciar o registro, análise e acompanhamento das ações cotidianas no diário de aprendizagem.
ESTRUTURA DO PORTFÓLIO
Normalmente tem
uma estrutura que compreende: capa, índice, introdução, desenvolvimento
pessoal, desenvolvimento social, desenvolvimento acadêmico, conclusão e anexos.
No Portifólio Acadêmico é possível postar uma coletânea de aulas, trabalhos,
provas, exercícios (contidos na pasta individual), anotações que permitem
construir entre outras coisas, o perfil acadêmico do aluno. Desta forma irá
refletir o ritmo e a direção de seu crescimento, os temas de seu interesse,
suas dificuldades e o potencial a ser desenvolvido.
QUANDO DESENVOLVER O PORTFÓLIO
Deve ser
desenvolvido no início de cada ano, semestre, período letivo e/ou atividade
acadêmica estabelecida. Pode ser até mesmo um Projeto ou um curso. É
interessante que o Portfólio contenha um diário reflexivo onde o aluno possa
registrar, diariamente, suas reflexões, pensamentos, sentimentos, auto-
avaliações de
crescimento ao longo de sua experiência, em determinada disciplina, naquele
espaço de formação.
APLICAÇÃO DO PORTFÓLIO
Deve conter os registros de todas as disciplinas cursadas e as que estão em andamento, de forma cronológica, de maneira a construir o “Caderno Virtual” que perpetuará no Universo da informação e que poderá servir de subsídios para outros estudantes/indivíduos. Representa a Responsabilidade Universitária que compreende o compartilhamento de conhecimentos com a comunidade de seu contexto. Considerando a “Missão” do Portfólio Acadêmico é importante lembrar que todo o contexto produzido, para registro deve ser revisado e analisado, sob a ótica da língua vernácula, ou seja, da língua portuguesa
ESTRUTURA FUNCIONAL DO PORTFÓLIO
Consiste em Pasta Individual, hospedada em um servidor conforme escolha do estudante, que contempla um índice seqüencial do material que serve de aporte para o seu desenvolvimento estruturado. Assim, sugere-se que seja estabelecida uma Folha de Abertura para cada item abaixo relacionado:
• Nome do aluno(a), do professor(a) da disciplina, curso, disciplina, série, módulo, ano e instituição de ensino;
• Índice remisso de assuntos;
• Justificativa do seu portfólio (texto redigido pelo aluno, utilizando a criatividade na comunicação, de maneira agradável);
• Textos (artigos) lidos com registros de intervenções pessoais como: fichamentos orientados pelo professor(a) da disciplina;
• Anotações/registros de aulas compreendendo o objetivo de cada aula e o que aprendeu (rotina realizada diariamente);
Sinopses
Cada professora escolheu um livro e trouxe sua sinopse, são eles:
- Silvia - Orgulho e preconceito: Jane Austen;
- Rosa - As fabulosas Fábulas de Iauaretê: Kaka Wera Jecupe;
- Mariana - Quem soltou o pum- Blandina Franco e José Carlos Lollo;
- Crissie - Medo de Quê? -Flávia Cortês;
- Márcia - Pinote o fracote e Janjão, o fortão - Fernanda Lopes de Almeida;
- Carla - A sábia Sabiá- Eugênio de Britto Jardim;
- Renata - Menina Bonita do Laço de Fita - Ana Maria Machado;
- Antônia - A nuvenzinha chorona - Daniele Marques;
- Terezinha - O homem que contava história - Rosane Pamplona e Sonia Magalhães;
- Juliana - Contos de Fadas - Maria Tatar;
- Mariane - O patinho grudento - Steve Smallman;
- Marli - Os três lobinhos e o porco mau - Eugene Trivizas;
- Cristiane - Quando eu voltar a ser criança - Janusz Korczac;
- Maffê - A rua é livre - Kurusa;
- Gilda - O grufálo - Julia Donaldson;
- Isnary - Quando a mamãe virou Monstro - Joanna Harrison;
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