Alfabetização e letramento
- Resgate de memórias: Como tornei-me professora?
Cada professora do grupo teve a oportunidade de contar sua história e esta é a minha
Quando era adolescente e estava escolhendo que curso fazer tinha uma certeza de que o que realmente eu queria era ser médica mas como minha condição financeira não permitia comecei a pensar em outra área foi então que comecei lembrar de minhas experiências escolares. Tive uma professora no 2º ano que não gostava de mim pois acho que comecei a dar trabalho para ela pois estava passando uma fase bem difícil pois sentia muita falta de meu pai que havia se separado de minha mãe e ficava meses sem ver eu e minhas irmãs e nessa época isso estava me atrapalhando na escola, comecei a perceber que a professora não fazia questão nenhuma de obter minha confiança e carinho por isso comecei a dar mais e mais trabalho a ela , lembro-me de uma ocasião dela estar correndo atrás de mim e eu gritando você não me pega e rindo , bom minhas lembranças não foram boas com esta professora ela me reprovou e então minha mãe decidiu me mudar de escola pois no próximo ano pegaria a mesma professora.Foi então que um anjo apareceu em minha vida, mesmo tendo uma carta de mal conduta enviada para nova escola fui tratada com muito carinho, minha professora me incentiva e me dava carinho por isso me tornei a melhor aluna da sala e assim foi por todos os anos restantes, essa professora me salvou.Não posso deixar de mencionar que tenho duas tias professoras que eu admirava muito isso também ajudou em minha decisão.
Bom lembrando toda essa história então decidi que iria ser professora para poder ser um pouquinho parecida com esse anjo que eu tive em minha vida.Comecei então pedagogia mas por problemas financeiros tive que parar de estudar.
Mas o destino me levou a trabalhar em uma creche e isso só aumentou meu desejo de ser professora mas como tinha minha filha pequena esse sonho foi deixado de lado. Veio então minha separação do pai de minha filha e mais uma vez não deu para voltar estudar.
Os anos se passaram estava casada novamente foi então que surgiu uma nova oportunidade de estudar e com o apoio de meu marido comecei pedagogia novamente, e com minha mãe que sempre teve a vontade de voltar a estudar, foram anos de muitos desafios mas de muito aprendizado e hoje eu e minha mãe trabalhamos como professoras e estamos felizes de termos conseguido.
Mas o destino ainda me traria uma surpresa, em meu primeiro dia de trabalho vejo entrando na escola minha antiga professora com sua filha, estavam lá porque erraram a escola que precisavam ir , eu corri para os braços dela e ela lembrou de mim pude então agradecer a tudo que ela fez por mim, era meu sonho rever aquele anjo mas não sabia como acha-la, chorei muito e agradeci a Deus pela oportunidade.
- Leitura: O homem que amava caixas-Stephen Michael King
- Leitura; Galileu Leu -Lia Zatz
- Qual o maior desafio da alfabetização na sala de aula?
- Como podemos criar situações de leitura e escrita significativas para as crianças, a partir de textos reais que circulam na comunidade?
- De que forma a tradição oral pode contribuir para as práticas de alfabetização?
- O que podemos fazer para que nossa escola se constitua como um espaço de difusão cultural e cientifica na comunidade?
Muitas questões foram levantadas nessa discussão foi dito pelo grupo alguns itens como os maiores desafios da sala de aula:
- Número excessivo de alunos por sala;
- Trabalhar com diferentes níveis de aprendizagem;
- Falta de interesse dos alunos e seus pais;
- Falta de qualidade na educação infantil